29 de maio de 2019

O nobel foi pra... Maria







U
m país que não tem o plano de assumir a educação como prioridade muito menos fará isso com a cultura. É o que primeiro reflito ao assistir ao as decisões tomadas pelo novo governo. Mas com felicidade sei que o governo não é só o presidente, nem só o ministro, e que além do governo há o povo de boa vontade e de compromisso, e esse povo sabe e conhece educação e faz cultura.
E nesse final de semana foi o que presenciei, através de uma ação muito grandiosa promovida pela secretaria de cultura da cidade de Salitre, num evento que homenageou os leitores da cidade, num total de 40. Durante o ano anterior, eles se destacaram por mais terem lido as obras disponíveis na biblioteca municipal.
E lá estava Maria, Maria e seus meninos, que estavam entre os homenageados.
Ela é uma senhora, leitora assídua da biblioteca. Um dia se deu conta de que, para ajudar os seus meninos nas tarefas da escola, decidiu-se a voltar para a sala de aula, matriculando-se na educação de jovens e adultos. E, como se não bastasse, fez uma carteirinha de leitor na biblioteca, e começou a pegar livros para ler.
Na casa de Maria muita gente lê, começando por ela. Tem coisa mais bonita?
A biblioteca ofereceu aos leitores pequenos mimos: um certificado de destaque, posto numa bem pintada réplica de madeira, juntamente com um copo. Enquanto as autoridades iam entregando os mimos às crianças e suas famílias, Maria mesma entregou aos seus meninos, e posou bem para a foto.
Maria é exemplo. Exemplo de que a idade ou a condição social não é impedimento para a leitura. Maria é retrato da ideia postada essa semana na rede social, que trazia o nome da escritora Ana Maria Machado, e que dizia: “O que leva uma criança a ler é o exemplo”. Mas nesse caso, as crianças de Maria é que lhe deram o exemplo.
Mas Maria é exemplo para as outras mães e para as outras famílias, pois estas precisam ornar sua rotina com livros e palavras. Precisam descobrir que ler é bom, é prazeroso e traz alegria.
Maria é grande, porque grande não é quem tem poder, e sim quem deixa entrar coisa boa na cabeça. Maria sabe que leitura educa, sabe que seus filhos serão grandes através do que encontram nos livros. Por isso o nobel de leitura vai para Maria. E todos nós precisamos seguir os passos dela; todos nós precisamos viajar livro adentro.

25/5/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário