12 de outubro de 2013

Relatório de visita à Euroville, em Santana do Cariri - CE



Relatório de visita à Euroville
Nós, alunos do Curso Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), do Projeto Professor Aprendiz (PPA), mediados pela professora formadora Lucélia Diniz, saímos, no dia 8 de outubro, de Araripe rumo a Santana do Cariri, visitar a Euroville, a mais ou menos 8 km de Nova Olinda. Nosso café da manhã aconteceu nesta cidade, antes de partirmos para a nossa atividade, qual seja: praticar a arte da fotografia no espaço temático mencionado.
A palavra “Euroville”, segundo nos disse o morador de uma das residências, origina-se de duas putras palavras: euro, que significa Europa, e ville, que significa cidade, Assim,  Euroville significa cidade européia.
Construções que ficam à entrada da Euroville (Uma capela, à direita, e um templo, à esquerda.

Ao chegar, subimos por uma ladeira de pedra, junto a qual se encontra u lago com peixes criados a mais de 7 anos, e que, juntos, formavam um bonito coral que alegrou nossos olhos. Olhar os peixes, e fotografá-los, foi-nos uma grande diversão.
José Moreira, o morador, serviu-nos de guia, informando-nos sobre as curiosidades relativas às moradias construídas naquele espaço. Ele nos disse que aquelas construções não representam o exemplo de arquitetura contemporânea, mas a evolução da arquitetura européia ao longo do tempo. Mostrou-nos casas inspiradas em modelos da Inglaterra, da Itália, da França, da Suíça, de Portugal. Vimos construções incríveis como uma ruína de um templo grego, uma torre cuja inspiração veio da Torre Eifel de Paris e um castelo Português. 
Grupo de estudiosos na saída da Euroville.

O jardim é um dos empreendimentos de maior beleza e sutileza. Notamos, em nossa atividade turística, o quanto as construções prezam pela fidelidade às construções originais. Nesse sentido, observamos as portas de madeiras arcaicas, cuja elegância só pode ser percebida no conjunto da obra.
Vista panorâmica da Eroville.
 
No jardim suíço da Euroville.

Um castelo português na Euroville.

A pedra filosofal em templo na Euroville.



Ruína de templo grego, na Euroville.

Esse espaço temático, pertencente a pessoas de uma mesma família, é um verdadeiro exemplo de arquitetura européia, o que faz jus ao nome do lugar, entretanto, é também um exemplo de verdadeira arte, de uma estética exuberante, de expressiva sabedoria humana, de criatividade que se imortaliza no tempo e que, fundindo-se à cultura caririense, tende a encantar o povo cearense que, assim como nós, se dispõe à atividade turística.
Manoel Neto de Sousa
Rosangela da Mota de Oliveira
EEEP Presidente Médici/Campos Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário